Na tarde de segunda-feira (30/10) apresentei junto ao prefeito Salmir para lideranças negras e indígenas do nosso município um Projeto de Lei Complementar de extrema importância.
O objetivo do projeto é instituir a política de promoção da igualdade étnico-racial e dos povos originários, com a criação do respectivo conselho e diretorias atinentes.
Dessa forma, conseguiremos construir um espaço dentro do Poder Público que esteja focado na criação de programas e em serviços básicos de educação, saúde, recreação, esportes, cultura, lazer, profissionalização e outros que assegurem as comunidades etnicamente excluídas, bem como programas de assistência social e de ações afirmativas.
A discussão sobre o projeto apresentado foi enriquecida com opiniões de diversas pessoas que estiveram presentes no encontro:
- Cacique Hyral, da Funai;
- Cacica Celita;
- Prof. Dr. Marcos Canetta;
- Aurora, Assessora do Ministério dos Povos Indígenas;
- Davi, secretário da Secetul;
- Julia, gerente de cultura do município;
- Magali, secretária, e Marcelo, Camila e Carol, representantes da secretaria de saúde;
- Wiler, secretário adjunto da assistência social;
- João Borracha, Priscila e Ariane, munícipes ligados ao movimento negro.
Conforme as considerações de todos, incluindo alguns pontos sugeridos pelo prefeito Salmir, o projeto será ajustado para que o Executivo avalie e, em seguida, o mesmo seja enviado para votação aqui na Casa Legislativa.
Aproveito aqui para agradecer, de forma geral, todos os envolvidos na construção do projeto e na discussão desse tema tão pertinente e necessário para uma sociedade atual e igualitária!
Comments